Resíduos Sólidos

Início:

01/03/2020

Fim:

30/04/2020

Hoje, dois fatos estão bastante claros: que o consumo exagerado tem criado um volume de lixo urbano maior do que o meio ambiente consegue absorver; e que a destinação correta desse lixo é a principal condição para reverter o cenário e possibilitar um mundo sustentável.

Nesse caminho, um passo importante foi dado no Brasil com a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Além de trazer o conceito da responsabilidade compartilhada, a Lei nº 12.305/10 prevê iniciativas que possibilitam aumento da reciclagem, da reutilização de materiais e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos por parte de fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes. Claramente uma forma de contribuir com a saúde pública e ainda oportunizar a geração de emprego e renda com a reutilização e a reciclagem de materiais. Mas o caminho ainda é longo. 

E é nesse contexto que o Seminário Política Nacional de Resíduos Sólidos reunirá importantes órgãos públicos e privados em sua 7ª edição. Porque, para que mudanças de fato aconteçam, é necessário continuar acompanhando, debatendo e reforçando a importância da PNRS.