Ceará: Mãos que fazem a história

Início:

22/07/2017

Fim:

22/07/2017

Apremiada série de reportagens “Mãos que fazem história – A vida e a obra de artesãs cearenses”, publicada pelo Diário do Nordeste em 2010, originou o livro homônimo. Lançada, em 2012, pela Editora Verdes Mares, a obra conquistou terceiro lugar no Prêmio Jabuti 2013 (categoria Reportagem) e traz versão em inglês. Com o livro, o artesanato do Ceará ganhou status e valor agregados, inspirando designers, exposições e coleção de uma marca de moda praia renomada no Brasil.
Em 2017, a obra será tema de exposição em Portugal, quando também ocorrerá o seu lançamento inédito no exterior. Os eventos terão como cenário a 40ª Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde, cuja organização convidou as autoras e jornalistas Cristina Pioner e Germana Cabral, a fotógrafa Marília Camelo e o jornal Diário do Nordeste para representar o Brasil nesta edição.
Além dessa equipe, serão levadas a Portugal artesãs cearenses, que demonstrarão, ao vivo, suas habilidades. Artigos do legítimo artesanato feito no Estado também serão comercializados no estande.
Essas duas ações são fruto de uma parceria com a Central de Artesanato do Ceará (Ceart)/Governo do Estado.
O projeto contará, ainda, com a publicação especial “Ceará: Mãos que fazem a história” que será encartada no dia 22 de julho de 2017 no Diário do Nordeste e distribuído na Feira Nacional de Artesanato em Portugal.